“Um quimigrama é uma obra de arte experimental em que uma imagem é feita pintando com produtos químicos em papel sensível à luz.”
Fiz esta série para a cadeira de Fotografia no 1º ano de faculdade.
O objetivo era criar uma série de fotogramas. O processo passa por colocar papel fotográfico virgem debaixo de um ampliador e queimá-lo com a projeção de luz utilizada para revelar fotografias mas, antes, colocar objetos por cima do papel que criem imagens experimentais ao interromperem ou modificarem essa mesma luz.
A minha primeira ideia para este projeto passou por escrever no papel fotográfico e, depois, projetar luz. Desta forma as letras ficariam em negativo, brancas, com fundo negro. A ideia não funcionou como esperava e achei os resultados desinteressantes.
Pelo que pensei em simplesmente queimar o papel todo e, em vez de revelar o papel inteiro mergulhando-o totalmente no revelador, criei as imagens controlando a quantidade de revelador que tocava na superfície do papel. Pus mais em certas áreas que outras, mergulhei certas partes dos papéis durante mais tempo do que outras, e acabou por resultar numa experiência interessante.